Mestrado em Computação inicia atividades com aula inaugural

Escrito em: 22 de fevereiro de 2019 | Atualizado em: 22 de fevereiro de 2019

A sala multiuso estava lotada, na tarde de quarta-feira (20), para receber a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Computação (PCOMP). Com o tema “Desafios em pesquisa em engenharia de software: como construir uma rede de colaboração”, a aula foi ministrada pelo professor Alessandro Garcia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Em seu discurso, o diretor do Campus, professor Davi Romero chamou a atenção para o investimento da UFC na formação na área da computação, que em 2005 contava apenas com o curso de Ciência da Computação em Fortaleza, com oferta anual de 60 vagas no vestibular, passando a ofertar 930 vagas anuais das 6.288 vagas ofertadas no SISU/2019, o que equivale a praticamente 1/6 das vagas da graduação da UFC.

Nesse esforço, ainda segundo o professor, o Campus assume posição de vanguarda, com a oferta de 6 cursos de graduação nas diversas facetas da TIC e, agora, com o Mestrado em Computação.

“O campus conta com 62 professores, dos quais 34 são doutores (com a possibilidade de no próximo ano chegar a 43 doutores), 33 servidores técnico-administrativos e aproximadamente 1.200 estudantes. Todos os cursos de graduação têm obtido excelentes avaliações externas, sejam nas comissões de reconhecimento de curso, seja no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) realizado a cada três anos”, destaca o professor.

No final de seu discurso, Davi Romero chamou a atenção para o potencial do Campus como vetor de transformação da região: “Gostaria de conclamar a todos para continuarmos a construir essa história de sucesso. Mas, que é, sobretudo, uma história que reescreve o destino de uma população, que demonstra que se as políticas públicas derem igualdade de oportunidades, o nordestino, o filho do agricultor, consegue conquistar sua autonomia profissional e intelectual e se tornar um cidadão de um mundo contemporâneo!”

Já para o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, um dos destaques do novo mestrado é a interiorização da pesquisa, ao lado de diversos prêmios conquistados nos últimos anos por estudantes em competições nacionais e internacionais, como maratonas de programação e eventos de empreendedorismo. Ele parabenizou também a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a equipe de docentes que elaborou o projeto de criação do curso.

“É um momento muito importante para a Universidade, principalmente para o Campus de Quixadá com o Mestrado em Computação, que reafirma a consolidação de 12 anos do campus. Temos cursos de graduação bem avaliados e uma relação muito profícua com várias empresas estrangeiras da área de tecnologia da informação e comunicação (TIC)”, avaliou o reitor.

Veja outras imagens da aula inaugural no Flickr da UFC

O CURSO – O mestrado do Campus da UFC em Quixadá foi aprovado em outubro de 2018 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa conta com três linhas de pesquisa: Algoritmos e Teoria da Computação; Engenharia de Software e Metodologias, e Sistemas de Computação.

O curso é diurno, com duração de dois anos. A seleção da primeira turma contou com 109 candidatos inscritos, dos quais 53 foram considerados aptos. Destes, 17 foram selecionados.

Fontes: Portal da UFC
Prof. Davi Romero, Diretor do Campus da UFC em Quixadá ‒ e-mail: daviromero@ufc.br

©2024 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.